Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

Woman examining her breast isolated on white

Câncer de Mama: Prevenção

Tudo começa em você mesma!

É importante a prática do auto-exame para conhecimento e percepção do corpo, e do exame clínico com profissional de saúde treinado e qualificado para melhor detecção;

Em mulheres com menos de 40 anos – proceder a exames clínicos da mama com o acompanhamento de
um ginecologista a cada três anos;

Para as mulheres com existência de fator de risco, o exame clínico e a mamografia são indicados anualmente a partir dos 35 anos de idade;

Mulheres com mais de 40 anos, sem o fator de risco – os exames devem ser feitos anualmente ou a critério
médico;

Mulheres entre 50 e 69 anos deve-se fazer uma mamografia pelo menos a cada dois anos;

Nas mamografias regulares é que se pode descobrir o câncer cedo inicialmente, de dois a cinco anos antes de o tumor ficar grande o bastante para sentí-lo como um caroço;

Portanto, manter o peso corporal numa faixa saudável, pois o excesso de gordura no organismo da mulher gera acúmulos em lugares de difícil remoção, inclusive nas mamas, podendo gerar também outros males como, o sedentarismo, a hipertensão, a diabete;

Seguir uma dieta com baixo teor de gordura animal e pouca carne vermelha, mas dentro do possível, com grande quantidade de legumes, verduras e frutas;

Praticar exercícios físicos regularmente – manter o corpo em movimento seja numa aula de ginástica, musculação ou uma simples caminhada, além de saudável, evita uma série de outros problemas que o corpo com pouca mobilidade acolhe;
Não fumar- lembrando sempre que existe uma relação de vários outros tipos de câncer provenientes do habito de fumar;

Limitar o uso de bebidas alcoólicas;

Procurar levar a vida numa boa, evitando o estresse que gera fadiga, ansiedade, insônia, náusea, irritabilidade;

Sempre que possível procure terapias alternativas com profissionais sérios e qualificados – massagens relaxantes, prática de meditação, yoga, acupuntura, auriculo terapia, para melhor superar toda a dureza e a dificuldade do seu dia-à-dia.

Resgate o momento íntimo – para caminhar na praia, andar num jardim, ler aquele livro, ligar o som com a música que gosta, sentar no chão e ver o álbum de fotos, estar com amigos, escrever, etc.

Fonte: Fundação Laço Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *