Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

o-excesso-de-sono-como-conviver-com-esse-problema-1

7 hábitos simples que garantem uma boa noite de sono

Mudança de hábito

A insônia é um problema recorrente na vida de muitas pessoas, mas a mudança de alguns hábitos simples pode ajudar e muito a uma noite de sono com qualidade.

Para Ester London, especialista em sono, chefe do serviço de neurologia do VITA Batel e responsável pelo Laboratório do Sono do hospital, uma noite mal dormida acaba atrapalhando o dia a dia, causando dificuldade de concentração, alteração da memória, distúrbios do humor, sonolência excessiva durante o dia, fadiga crônica, indisposição e problemas cognitivos.

“Ter qualidade de sono é extremamente importante. O sono tem uma série de funções, serve para restaurar tudo que foi perdido durante o dia. Os hormônios – do crescimento, insulina, produção de corticoides – importantes para as funções vitais são produzidos à noite”, afirma a especialista.

Veja 7 hábitos simples que podem garantir uma boa noite de sono, segundo Ester London:

1) Mantenha horários

Manter uma rotina também na hora de dormir pode ajudar a regular o sono. Segundo Ester London, o ideal é deitar e levantar no mesmo horário todos os dias.

2) Nada de barulhos

O ambiente que você dorme também pode ajudar ou não na qualidade do seu sono. O local precisa ser sempre adequado, confortável, sem barulho e, claro, escuro.

3) Evite o café

O café estimula e tira o sono, por isso, de acordo com a especialista, é importante evitar bebidas cafeinadas durante o dia e, principalmente, após as 17 horas.

4) Evite também o álcool

Bebidas alcoólicas costumam fragmentar o sono, evitá-las principalmente no período da noite pode ajudar a uma noite mais tranquila.

5) Exercite-se

Para Ester London, praticar atividade física diariamente também é importante. A especialista aconselha exercício aeróbico por, no mínimo, 40 minutos de três a quatro vezes por semana. As atividades, no entanto, devem ser realizadas até às 18h.

6) Coma proteínas

No período da noite prefira refeições leves e, preferencialmente, alimentos a base de proteínas.

7) Fique longe dos eletrônicos

Esqueça celular, tablet e até a TV nos minutos que antecedem a hora de dormir. De acordo com Ester London, pessoas que utilizam os aparelhos quando vão deitar estão mais propensas a ter insônia, dormir mal, dormir poucas horas e, consequentemente, sentir mais cansaço ao longo do dia seguinte.

Fonte: Exame

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *