Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

pele-desidratada-1200x800

Sua pele está mais ressecada no inverno? Veja dicas.

No inverno, dias mais frios geralmente significam banhos mais quentes! Sair da cama aconchegante e quentinha para encarar uma água morna no banho da manhãpode ser muito difícil. À noite, este banhopode ser mais complicado ainda. Por isso, ninguém hesita em aumentar a temperatura da água. Até para lavar as mãos ou o rosto.
Resultado: a água quente elimina a camada de gordura que normalmente protege a pele, deixando-a mais propensa à perda de água, isto é, à desidratação e ressecamento. A pele fica, consequentemente, mais exposta a muitos desconfortos, dentre o quais se destacam a sensação de “repuxamento” ea coceira. O prurido pode ser tão intenso a ponto de causar feridas que, por sua vez, podem infeccionar, já que as defesas naturais estãomais rebaixadas. Em suma, um ciclo que pode piorar a cada banho.

Mas o banho quente pode nãoser o único vilão da história. Outros fatores podem contribuir – e muito – para o ressecamento da pele. Por exemplo, dias muito secos, em que a umidade relativa do ar está abaixo de 30%; alguns sabonetes; roupas com tecidos sintéticos que não absorvem suor; doenças associadas como, por exemplo, o hipotireoidismo ou diabetes; uso de medicamentos específicos; idade mais avançada e a própria menopausa, para citar os mais comuns.

O que podemos fazer para atenuar os efeitos do ressecamento da pele? Aqui vão as cinco principais dicas:

1. Evite banhos muito quentes e prolongados. Aproveite para economizar água e tente abaixar um pouco a temperatura do seu banho. Se não conseguir cumprir este item, siga para os 4 seguintes e tente segui-los.

2. Use sabonetes hidratantes e, de preferência, líquidos, pois possuem menor concentração de detergentes, e por isso mantem a camada de gordura natural da pele mais protegida e íntegra.

3. Use creme hidratante no corpo todo até pelo menos 3 minutos após o banho. Isso mesmo. Quando utilizados neste espaço de tempo, logo após o banho, a penetração e os seus efeitos são muito mais eficientes.

4. Quando os dias estiverem muito secos, umidifique o ambiente em que você está. Uma toalha de banho molhada, torcida e colocada aberta em cima de uma cadeira, em geral é suficiente para gerar mais umidade. Faz bem para a pele e para as vias respiratórias.

5. Tome mais líquidos que o habitual. Mais do que você está acostumado no dia a dia. Exatamente. A ingestão de água, chás, água de coco ou sucos naturais é muito importante para manter a hidratação da pele. Essa recomendação pode parecer óbvia, mas poucas pessoas de fato a praticam.

Faça isso e mantenha sua pele mais hígida, hidratada e, portanto, mais saudável.

Aqueça-se e hidrate-se bem no inverno.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *