Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

saude_elaine_cancer_mama2

Câncer de Mama: Detecção

A detecção precoce ainda é a maior arma na luta pela vida quando se trata de câncer de mama. Por isso devemos fazer um trabalho massificante junto ás mulheres da importância de se conhecer e ter consciência de que a detecção precoce é vital porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido e, portanto, representa a esperança de salvar mais vidas.

E você, já fez seu auto exame este mês ?

A detecção precoce pode ocorrer de duas maneiras mais eficazes, o exame clinico da mama (palpação) e a mamografia, que é um raio-X da mama, onde o médico pode detectar alterações na estrutura interna da mama e nas porções próximas da axila.

Geralmente o indicio é: caroço acompanhado ou não de dor, alterações na pele e bico da mama, caroço na axila;

Auto-exame: ajuda no conhecimento do próprio corpo da mulher, porém não substitui o exame feito por um profissional de saúde qualificado (profissional médico ou do corpo de enfermagem);

Exame clínico: exame realizado por profissional de saúde treinado; Consiste na observação e palpação das mamas e axilas, no caso de suspeições ou paciente com fator de risco, o médico deverá pedir um exame mais detalhado.

Mamografia: exame realizado em um mamógrafo, tipo de maquina de raio X, que emite radiação não prejudicial para a saúde, onde as mamas são prensadas em placas (existe o desconforto que é suportável) e radiografadas para poder ter uma melhor percepção de pequenas alterações nas mamas e porções axilares, eficaz nos casos iniciais.

Fonte: Fundação Laço Rosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *