Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

13070351d43d997e2f1post-stroke-1200x900

AVC – Mitos e verdades

1) Todo caso de AVC é cirúrgico.
MITO! A maioria dos casos de acidente vascular cerebral demanda uma condução clínica, sendo o tratamento feitos apenas através de medicamentos. Em casos de AVC hemorrágico, que apresentem forte sangramento, a cirurgia é a opção adotada para a retirada do sangue de dentro do cérebro.

2)Hipertensão e diabetes representam alerta.
VERDADE! A hipertensão arterial (pressão alta) e a diabetes são doenças crônicas que representam fatores de risco e aumentam as chances de um AVC ao longo da vida. Isso porque, o enrijecimento das artérias – aterosclerose – pode levar a bloqueios ou obstruções de vasos sanguíneos resultando em um evento isquêmico ou hemorrágico.

3) Os sinais de AVC são difíceis de identificar.
MITO! Os sintomas aparecem subitamente e necessitam ser conhecidos para serem identificados com mais facilidade. São eles: fraqueza, dormência ou paralisia repentina da face, braço ou perna, de um lado do corpo; assimetria facial, boca torta; turvação ou perda da visão súbita de um ou ambos os olhos, sensação de “sombra” sobre a linha da visão; dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples; tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar, geralmente acompanhada por náuseas ou vômitos; dores de cabeça fortes e persistentes sem causa aparente; dificuldade para engolir.

4) Uso de pílula anticoncepcional aumenta o risco em mulheres.
VERDADE! Alguns estudos atribuem um pequeno aumento no perigo de AVC em mulheres fumantes que usam pílula anticoncepcional e apresentam doenças genéticas que favorecem a coagulação (trombofilias). A conjunção de fatores como genética, cigarro, anticoncepcionais, enxaqueca e reposição hormonal, representam um grande problema.

5) AVC é uma urgência médica.
VERDADE! O acidente vascular cerebral é uma emergência médica em que cada minuto é valioso na recuperação do paciente. A condução do paciente a um hospital de grande porte facilita o manejo e favorece a tentativa de desobstrução da artéria antes de a lesão se tornar irreversível. O IBR Hospital é o único centro de atendimento, no interior da Bahia, capacitado para reverter totalmente o AVC – até 3 horas depois do ocorrido.

Fonte: IBR Hospital

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *