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Osteoporose – Alimentação Saudável

A Osteoporose surge quando os ossos ficam finos e frágeis. Conheça mais sobre a doença.

Doença dos ossos pode ser evitada pela sua alimentação

A Osteoporose surge quando os ossos ficam finos e frágeis. Em virtude disso, fraturam facilmente mesmo após uma pequena pancada ou queda quando estamos de pé. Uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens em todo o mundo com idades acima dos 50 anos sofrem de fraturas por fragilidade óssea (fratura óssea), provocada pela osteoporose. Estas fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, Mas as zonas geralmente mais afetadas são os pulsos, a coluna e as ancas. As fraturas devidas à osteoporose são uma das maiores causas de dor, de incapacidade a longo prazo e de perda de independência entre os adultos mais velhos, podendo conduzir mesmo a morte prematura.

Alimentação para osteoporose

A alimentação para osteoporose tem que ser rica em alimentos com cálcio e vitamina D porque estes nutrientes são importantes para a saúde dos ossos e uma vez que o cálcio não é absorvido sem a presença da vitamina D.

Assim, garantir a ingestão adequada de cálcio e vitamina D durante a infância ajuda a prevenir a osteoporose na vida adulta. Já na presença da osteoporose, os suplementos de cálcio e vitamina D são importantes para evitar que a doença evolua.

Alimentos recomendados na osteoporose

Alimentação adequada para osteoporose

A alimentação adequada para osteoporose deve assim conter alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escura, óleos de fígado de peixes, ovos e margarinas. A amêndoa também é rica em cálcio e pode ser utilizada nas refeições.

Por outro lado, na alimentação para pessoas com osteoporose deve-se evitar consumir alimentos que diminuam a absorção de cálcio, como espinafre, batata-doce e feijão, porque são ricos em oxalatos.

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