Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva permite examinar a região gastrintestinal do paciente, que inclui o esôfago, estômago e duodeno. O médico utiliza um tubo fino e flexível chamado de endoscópio, que possui uma luz e uma câmera de vídeo na extremidade, permitindo a visualização do trajeto percorrido, desde a boca até porções iniciais do duodeno.


Exames Realizados

ibmed-endoscopia-digestiva-1
Realizamos:
– Diagnóstico e terapêutica em doenças do esôfago, estômago e duodeno, tais como esofagites, hérnia de hiato, gastrites, úlceras, câncer esofágico ou gástrico;
– teste de urease;
– biópsias;
– retirada de pólipos;
– esclerose e ligadura elástica de varizes de esôfago;
– tratamento de hemorragia digestiva;
– retirada de corpo estranho e outros.


Quando é indicado

ibmed-endoscopia-digestiva-1
O exame de endoscopia é o mais eficaz para detectar inflamações, úlceras ou tumores no esôfago, estômago ou duodeno.

A endoscopia digestiva alta pode detectar o câncer mais cedo e pode confirmá-lo através de biópsias (retirada de fragmentos) das áreas suspeitas.


Preparo do exame

O estômago deve estar vazio para uma boa visualização do trato digestivo, dessa forma o paciente não pode ter comido nada por 8 (oito) horas e nem bebido nada, por 6 (seis) horas antes do exame. Ao marcar o exame o paciente receberá as instruções.
O paciente deve relatar as medicações que usa (para hipertensão, diabetes, convulsão, etc) e se tem alergias a medicamentos. Os antiácidos deverão ser suspensos 24 horas antes do exame.


Dúvidas frequentes

1) Qual o tempo de realização do exame?
É variável, depende do procedimento, mas em média tem uma duração de 10 minutos.

2) Qual o procedimento após o exame?
O paciente permanecerá no setor de exames cerca de 20 (vinte) minutos, para recuperar-se do efeito sedativo das medicações. Após o exame, o paciente poderá ingerir alimentos líquidos ou sólidos conforme aceitação e após passar o efeito anestésico da garganta, ou conforme orientação do endoscopista. O paciente é liberado quando se encontrar em condições de andar espontaneamente e não poderá dirigir veículos por pelo menos 08 (oito) horas.

3) Mulheres que estão amamentando podem realizar o exame?
Sim, porém devem ficar seis horas após o exame sem amamentar.

4) Gestantes podem fazer o exame?
Sim. Apesar de não haver comprovação de efeitos teratogênicos com os medicamentos usados rotineiramente durante endoscopia, preferimos realizá-la com o mínimo de sedação possível. Algumas vezes a paciente neste estado tolera o exame apenas com lidocaína Spray na garganta.

Dúvidas ou Marcações de Exames:
Telefone: (73) 3281.0366