Bem vindo ao IBMED

Funcionamento : Segunda a Sexta - 7:30 às 19:00
  Contato : +55 (73) 3281-0366
WhatsApp Marcação pelo WhatsApp (73) 98234-9283

Manometria Anorretal

86196dd7c5e4426ebc96f73c7b94b84bÉ um exame para avaliar a função do aparelho esfincteriano do ânus e da sensibilidade retal, indicado principalmente nos distúrbios da continência ou evacuação.
Consiste em avaliar e quantificar as pressões dos esfíncteres anais (músculos responsáveis pela continência).
O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida via retal com a aplicação de um anestésico local, essa sonda é conectada a um equipamento que tem a função de perfundir água destilada pelos canais da sonda e através dessa perfusão é que temos os gráficos gerados das pressões exercidas pelos esfíncteres anais.


Quando é indicado

Pacientes com incontinência fecal, dor anal, constipação, suspeita de megacólon idiopático ou megacólon chagásico, avaliação de hemorróidas, fissuras e fístulas, bem como é um importante exame pré-operatório de cirurgias que possam envolver o ânus e reto.PREPARO


Preparo do exame


– Na véspera do exame
– Aplicar uma bisnaga de Minilax® via retal as 20:00 horas.
– No dia do exame
– Tentar evacuar espontaneamente antes de realizar o exame. Não aplicar nenhum laxativo no dia do exame.
– Não há necessidade de jejum.
– Evite realizar durante o período menstrual.


Dúvidas frequentes

anorectal manometry picture 11) Como é realizada a manometria anorretal?
Um fino cateter de material maleável é introduzido através do ânus e em seguida o paciente é solicitado a acionar a musculatura pélvica e anal, realizando movimentos de contração voluntária e expulsão. O cateter é acoplado a um sistema de perfusão que mede a pressão muscular e a transmite para um polígrafo e para um computador onde as pressões são registradas. Durante o exame, há saída de água destilada pelo cateter que escorre entre as nádegas, podendo dá uma sensação de sujeira ao paciente, o que não corresponde à realidade. O exame dura em média cerca de 15 minutos.

2) Necessita de jejum?
Não há necessidade de jejum.

3) Existem riscos na realização da manometria anorretal?
É um exame seguro, de baixo risco, é improvável causar qualquer dor e complicações são raras. É possível que perfuração ou sangramento do reto possa ocorrer. Falha do equipamento também é uma possibilidade remota. Se houver alergia a látex, deve ser informado antes do exame, pois são utilizadas luvas e balão de látex para fazer o exame.

Dúvidas ou Marcações de Exames:
Telefone: (73) 3281.0366