Equipamento

Marca do Aparelho: Fujinon

Modelo: EC 250 HL5

A colonoscopia digestiva permite examinar a região gastrintestinal do paciente, que inclui o esôfago, estômago e duodeno. O médico utiliza um tubo fino e flexível chamado de endoscópio, que possui uma luz e uma câmera de vídeo na extremidade, permitindo a visualização do trajeto percorrido, desde a boca até porções iniciais do duodeno.

O exame é indicado em casos de:
– Dor abdominal de origem desconhecida;
– Sangramentos retais não precisados;
– Diarreia ou constipação crônica não esclarecida;
– Suspeita de neoplasias, de diverticulose ou de hemorragia digestiva baixa;
– Rastreamento de cânceres, de pólipos e de doenças inflamatórias intestinais;
– Além de outras condições menos comuns, a juízo médico.

É necessário fazer um preparo intestinal para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon. Frequentemente, para o preparo intestinal é recomendada dieta, laxantes e eventualmente lavagens. A forma de preparo é variável e depende do protocolo empregado no serviço. Os sólidos devem ser esvaziados do trato gastrointestinal seguindo uma dieta líquida por 1 a 3 dias antes do procedimento. A pessoa não deve beber líquidos contendo corante vermelho ou roxo.

Os líquidos aceitáveis incluem:
– Caldo livre de gorduras.
– Suco de fruta coado.
– Água.
– Café puro.
– Chá puro.
– Bebidas isotônicas.
– Gelatina.


As contraindicações absolutas da colonoscopia são:
    – Suspeita de abdome agudo
    – Suspeita de diverticulite aguda
    – Suspeita de megacólon tóxico

As contraindicações relativas mais importantes são:
    – Infarto recente do miocárdio
    – Embolia pulmonar recente
    – Neutropenia significativa
    – Terceiro trimestre da gravidez
    – Aneurisma da aorta
    – Esplenomegalia

O exame deve ser adiado para uma ocasião mais propícia em pacientes que estejam sofrendo algum tipo de coagulopatia ou que estejam tomando anticoagulantes.

1) Para que serve o exame e como é feito?
A colonoscopia é um exame feito com um tubo longo, fino e flexível que é introduzido através do reto para avaliar todas as paredes do intestino grosso. Dura entre 15 a 50 minutos e as imagens captadas no monitor de vídeo são analisadas pelo médico para identificar a presença ou não de câncer, de doença inflamatória e de outras patologias intestinais.

2) O procedimento provoca dor?
Uma solução sedativa é aplicada diretamente pela veia, por isso é indolor. Entretanto, é possível que ocorra cólica e a sensação de estufamento, devido às manobras realizadas para a colocação do aparelho e de ar no intestino.

3) É necessário que tipo de preparação antes do exame?
Na véspera do exame, o paciente só pode comer alimentos de consistência líquida e, de noite, precisa tomar comprimidos de laxante. Já na manhã da Colonoscopia, a alimentação deve ser bem leve e, quatro horas antes do início do exame, é necessário beber um líquido doce, que tem a propriedade de limpar efetivamente o intestino. Beber muita água é fundamental em todas as etapas para repor os líquidos perdidos.

4) E o que acontece após término do exame?
Após a conclusão da colonoscopia é preciso que o paciente fique de repouso até que os efeitos da sedação tenham passado. Dessa forma, não podem dirigir, operar máquinas, tomar decisões ou assinar qualquer tipo de documento no mesmo dia. Leves cólicas, sensação de estufamento e de desconforto no abdômen podem surgir por causa do ar injetado no intestino durante o exame, mas são aliviados com a liberação do ar, através de gases.

Dúvidas ou Marcações de Exames:
Telefone: (73) 3281.0366