Equipamento

Marca do Aparelho: Phillips

Modelo: Achieva 1,5 Tesla

A ressonância magnética é um exame de diagnóstico por imagem, não invasivo, que fornece imagens em alta definição dos órgãos internos do corpo através da utilização de um campo magnético, não utilizando radiação ionizante (raios-x). O IBMED possui aparelho de alto campo 1,5 Tesla, que permite obter imagens de alta resolução em um sistema mais confortável para o paciente.

• Exames em Geral
• Angio RM
– Vasos cerebrais
– Vasos cervicais
– Vasos abdominais (espleno-porto-mesentéricos, renais, aorta e ilíacas)
– Vasos dos membros superiores e inferiores

• Espectroscopia de Prótons do Encéfalo:
– Estudo de Neoplasias
– Avaliação de Radionecrose
– Pesquisa de Alzheimer

• Difusão cerebral
• Perfusão cerebral
• Técnica Balance para Estudo de pares cranianos e lesões císticas
• Espectroscopia Cerebral
• Sistema músculo esquelético
• Colangiorressonância 3D
• Reconstrução tridimensional do crânio
• Colangioressonância
• Uroressonância
• Ressonância Magnética Abdome
• Ressonância Magnética Pelve
• Ressonância Magnética Mama
• Ressonância Magnética da Coluna

O exame é indicado para o estudo da coluna vertebral, articulações (joelho, cotovelo, ombro, etc), partes moles (coxa, perna, braço, etc), crânio, vasos sanguíneos do corpo, mamas (principalmente com prótese de silicone, onde há limitação da mamografia), dentre outros, fornecendo imagens mais detalhadas que os outros exames conseguem e detectando anomalias.
O cliente deve fazer quatro horas de jejum apenas para exames que envolvam estruturas do abdome ou da pelve. Esse preparo é dispensável nos demais estudos, mas, como o contraste pode causar náusea em algumas pessoas, a alimentação tem de ser leve antes da ressonância. Não é permitido entrar na sala de exame com objeto de metal. Por isso, antes do início do procedimento, o cliente é orientado a guardar todos os seus pertences em armários com chave e pode precisar trocar a roupa por um avental fornecido pelo IBMED, caso haja itens metálicos em seu traje. Vale lembrar ainda que maquiagem permanente e tatuagens recentes, feitas há menos de um mês, podem aumentar o risco do aquecimento e desconforto no local, sendo conveniente, em tais casos, aguardar algum tempo para agendar a ressonância.

• ABSOLUTAS – Não podem realizar a ressonância magnética de forma alguma:
– Marcapasso cardíaco/desfibrilador;
– Cardioversor/ Holter;
– Clipe de aneurisma cerebral metálico;
– Bomba de insulina;
– Neuroestimulador medular;
– Implante auditivo/coclear;
– Prótese ocular ou coclear;
– Corpo estranho intra-ocular ou metálicos em outras localizações;
– Cateter de Swan-Ganz;
– Clamp Carotídeo do tipo Poppen-Blaylock;
– Expansores mamários tipo Infall, Mentor e MacGahn (exceto modelo 150);
– Válvula cardíaca metálica (tipo Starr-Edwards);
– Monitor de PIC;
– Prótese Peniana (Duraphase ou Omniphase).

• RELATIVAS – Podem fazer o exame, porém há orientações específicas.
Para esclarecer suas dúvidas, entre em contato através do número (73) 3281-0366.
– Próteses ortopédicas;
– Aparelhos dentários fixos;
– Próteses penianas (consultar modelo);
– Válvula cardíaca não metálica;
– Implante auditivo/coclear;
– Clipes hemostáticos (antes de 2 meses);
– Cânula de traqueostomia metálica;
– Piercigns;
– Aparelhos auditivos removíveis;
– Filtro de cava;
– Gestantes com menos de 3 meses (12 semanas).

• LIBERADOS:
– Stents e filtros intravasculares após 3 meses de colocação (titânio);
– Clipes de aneurisma cerebral de titânio (não ferromagnético);
– Próteses ortopédicas;
– Implantes dentários;
– Implantes penianos (consultar modelo);
– Diafragma (contraceptivo) e DIU;
– Projeteis de arma de fogo não próximos a estruturas vitais (trazer radiografias prévias).

1) Posso tomar minhas medicações de rotina (hipertensão, diabetes, problemas cardíados, antidepressivos, dentre outros)? Sim, medicamentos não interagem com o contraste portanto pode tomar a medicação normalmente.

2) Há diferença nos exames realizados em aparelho de ressonância magnética “aberto” e em aparelho “fechado”? Sim. Os aparelhos de ressonância magnética “fechados” possuem um campo magnético mais forte e mais homogêneo, permitindo a aquisição de imagens de melhor qualidade, aumentando a precisão diagnóstica. Além disso, só os equipamentos “fechados” permitem a realização de alguns protocolos específicos de exames, muito úteis em algumas circunstâncias, trazendo ainda mais informações sobre a doença em questão, auxiliando no diagnóstico e permitindo condutas adequadas pelos médicos. O IBMED possui aparelho de alto campo 1,5 Tesla, que permite obter imagens de alta resolução em um sistema mais confortável para o paciente.

3) Como é o exame? O paciente é submetido a um campo magnético posteriormente serão lançados pulsos de rádio frequência através de bobinas que irão captar a e codificar o sinal da área estudada, assim gerara imagens tridimensionais de Ressonância Magnética em diversas ponderações.

4) Existe perigo de radiação na realização do exame de ressonância magnética? Não, a ressonância magnética usa um potente magneto em associação a ondas de radiofrequência para obter as imagens de estruturas e órgãos internos, não existindo radiação ionizante, preservando a saúde do paciente.

5) Sentirei dor durante o exame? O exame é totalmente indolor. Trata-se de um método diagnóstico não invasivo. Entretanto, o médico pode pedir a utilização do meio de contraste para visualizar melhor uma estrutura e, nesse caso, o paciente receberá uma injeção durante o exame.

6) Porque se usa o contraste? Em alguns casos é necessário ver a vascularização das estruturas examinadas e através da injeção de contraste podemos avaliar melhor as lesões facilitando o diagnóstico.

7) O contraste é sedação? Não o contraste é uma medicação endovenosa que melhora o diagnóstico em alguns casos indicados, mas não atua no sistema nervoso. Dessa forma, não causa sedação e nem perda de consciência.

8) Posso levar algum acompanhante comigo? Caso prefira, o paciente poderá levar um familiar ou um amigo para acompanhá-lo durante o exame, mas não é necessário pois o paciente não será sedado.

9) Existe algum risco de acidente? O perigo mais iminente para os pacientes no campo magnético pode resultar de objetos ferromagnéticos que podem ser atraídos pelo magneto e, desse modo, comportarem-se como projeteis. Os pacientes que possuem dependência de monitoramento fisiológico, respiração mecânica e bombas de infusão elétrica não podem realizar o exame.

10) Qual o tempo de preparo e a duração do exame? Entre 20 e 50 minutos, dependendo do exame e da aplicação ou não de contraste. O exame deve ser agendado previamente.

11) Se houver suspeita de gravidez, posso realizar o exame? Não. O médico solicitante deve ser informado antes da realização do mesmo.

Dúvidas ou Marcações de Exames:
Telefone: (73) 3281.0366